A posição do IPQ como membro das organizações de Normalização europeias e internacionais, possibilita aos agentes económicos nacionais desenvolverem trabalhos normativos no seio dessas organizações, quer pela participação nos trabalhos dos respetivos comités técnicos, quer pela elaboração de pareceres sobre documentos normativos europeus e internacionais, bem como mantê-los informados sobre os trabalhos normativos desenvolvidos.
A nível internacional, o IPQ assegura a representação de Portugal na International Organization for Standardization (ISO) e na Internacional Electrotechnical Commission (IEC), sendo membro da ISO desde 1949 e da IEC desde 1929.
International Organization for Standardization |
| International Electrotechnical Commission |
A nível regional, mais concretamente a nível europeu, o IPQ assegura a representação de Portugal no European Committee for Standardization (CEN) e no European Committee for Electrotechnical Standardization (CENELEC), sendo membro fundador do CEN (1961) e membro do CENELEC desde 1960.
O IPQ participa nas General Assemblies (AG), nos Administrative Boards (CA) e no Technical Board (BT) do CEN e do CENELEC. O membro do BT do CEN e do CENELEC é a Dr.ª Maria João Graça.
European Committee for Standardization | |
European Committee for Electrotechnical Standardization |
O IPQ também tem o estatuto de Organismo Nacional de Normalização no ETSI.
O ETSI produz normas de aplicação global para tecnologias de informação e comunicação (Information and Communications Technologies (ICT)), incluindo tecnologias fixas, móveis, rádio, convergentes, difusão e internet.
O IPQ é ainda membro observador da Comisión Panamericana de Normas Técnicas (COPANT), associação sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento da normalização técnica e atividades relacionadas nos seus países membros.