NANoREG
 
 
Concluído em fevereiro de 2017, este projeto no âmbito do 7º Quadro Comunitário, contou com o Laboratório de Comprimento do IPQ, através do consórcio – PToNANO – constituído pelo Instituto de Soldadura e Qualidade, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, o Instituto Português da Qualidade e a Direção Geral da Saúde.
 
A rápida inovação tecnológica e a crescente disponibilidade de novos produtos contendo nanomateriais no mercado e o ainda insuficiente conhecimento acerca dos efeitos que estes podem exercer sobre a saúde humana e sobre o ambiente ao longo do seu ciclo de vida, constituíram o grande desafio deste projeto.
 
A nível nacional e do IPQ destaca-se:
  • A participação em audiência na Assembleia da República pela Comissão de Educação, Ciência e Cultura e pela Comissão de Saúde, em janeiro de 2014, para sensibilização sobre a importância para a necessidade de definição de prioridades em termos de futura legislação em nanomateriais.
  • A realização, em abril de 2014, do encontro “Nanotecnologia: Legislar para competir”, onde se debateu a importância da legislação/regulamentação no desenvolvimento responsável das nanociências, nanotecnologias e nanomateriais e o seu impacto no progresso económico e social, tendo o IPQ apresentado a palestra: “Metrology and Standardization as nanotechnology legislation suport”.
  • A criação da comissão técnica de Normalização, a CT 194 – Nanotecnologias, para a área das nanotecnologias incluindo: estudo, caraterização, manipulação e controlo dos materiais e processos à escala manométrica.